Benefícios da uva para a sua saúde


Em primeiro lugar, devemos dizer que, assim como outras frutas, as uvas não têm colesterol em sua composição, por isso, podem ser consumidas sem medo por aqueles que têm problemas com esse fator. O sódio também não é algo considerável nesse vegetal, independentemente da sua variedade.



Benefícios da uva para a sua saúde

As calorias presentes nas uvas também são poucas: apenas 90 em cerca de 150g. Por isso, é uma ótima opção também para aqueles que estão em processo de redução da massa corporal, desde que consumida com cautela.

Sobre os nutrientes, é possível afirmar que há uma grande variedade deles. No entanto, os mais abundantes serão tratados a seguir, começando pelos antioxidantes. Essas substâncias são responsáveis por ‘’limpar’’ e proteger as nossas células dos chamados radicais livres, compostos potencialmente perigosos que podem danificar essas estruturas.

Os antioxidantes estão mais comumente presentes na casca da fruta, o que é indicado pela coloração delas. Quanto mais escuras, maior é a concentração desses compostos na uva. Os principais exemplos são os polifenois, e o mais famoso deles chama-se resveratrol.

Os problemas cardíacos são, infelizmente, muito comuns em nossa sociedade. Os hábitos sedentários associados ao grande estresse do cotidiano fazem com que nossos corações paguem um preço muito caro em questão de saúde.

Por conta de seus nutrientes, como a vitamina K, as uvas são uma ótima opção para garantir a saúde desse órgão e de todo o sistema circulatório, auxiliando na coagulação sanguínea, no fortalecimento das artérias e na redução do colesterol ruim.

Você tem problemas de visão? Assim como as doenças cardiovasculares, muitos brasileiros têm problemas nos olhos. Na maioria das vezes, eles podem ser corrigidos com o auxílio de óculos ou lentes de contato, mas, em alguns casos, podem ser potencialmente perigosos.

De acordo com alguns estudos, as uvas têm o poder de reduzir a deterioração da retina, muito comum especialmente em pacientes diabéticos ou com hipertensão. Dessa forma, pode prevenir a cegueira e deixar a visão muito mais saudável.

Já que mencionamos a hipertensão, não podemos deixar de tratar dela. Esse problema está correlacionado com diversas outras doenças, sendo uma das causas de problemas cardiovasculares, oculares, neurais, entre outros.

Por conta disso, a sua prevenção é fundamental. As uvas são ricas em potássio, mineral que ajuda na neutralização do sódio, um dos principais vilões da pressão alta. Isso faz com que o seu consumo seja um ótimo tratamento coadjuvante na redução desse problema.

A diabetes é um dos problemas mais comuns em todo o mundo. No Brasil, ela afeta milhões de habitantes e é apresentada em diversos níveis, como a tipo 1, a tipo 2 e a diabetes gestacional.

Apesar de adocicadas, as uvas não elevam os níveis de açúcar na corrente sanguínea, sendo liberadas para o consumo por esse grupo. Elas, na verdade, até ajudam no equilíbrio da insulina e da glicose, ajudando na manutenção da saúde dos diabéticos.




Este artigo foi útil pra você ? Avali-o  
Que tal compartilhar este artigo com alguém ??
Compartilhar no facebook Compartilhar Whatsapp

Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

RECOMENDAMOS PRA VOCE