Caminhar faz Bem ? Vamos saber agora


Você ja deve ter ouvido falar que fazer caminhadas emagrece, pode previnir a diabets, e feita de modo regular pode controla a pressão, alem disso vamos ver mais alguns motivos para você começar a praticar uma caminhada pelo menos uma vez por semana



Caminhar faz Bem ? Vamos saber agora

Melhora a circulação


Um estudo da USP em Ribeirão Preto demonstrou que caminhar por cerca de 40 minutos reduz a pressão arterial em até 24 horas após o exercício. Isso ocorre porque durante o exercício, o fluxo sanguíneo aumenta, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem, reduzindo a pressão.

Além disso, caminhar faz com que as válvulas cardíacas trabalhem mais, melhorando a circulação da hemoglobina A e a oxigenação do corpo. "À medida que mais sangue é bombeado para os pulmões, o oxigênio no sangue é mais abundante. Além disso, caminhar também dilata artérias, veias e capilares, permitindo um transporte mais eficiente de oxigênio para partes periféricas do corpo, como os braços, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

Aumenta a eficiencia pulmão


Nossos pulmões também se beneficiam muito quando andamos. Segundo Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem neste órgão tornam-se mais potentes quando andamos regularmente. Isso faz com que mais impurezas deixem os pulmões, facilitando a expulsão de catarro e poeira.

"Se o médico recomendar a caminhada, também pode ajudar a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como a bronquite. Em alguns casos simples, pode ter o mesmo efeito de um xarope broncodilatador", explica.

Combate a osteoporose


O impacto do pé no chão é bom para os ossos. A compressão dos ossos da perna e o movimento de todo o osso durante a caminhada cria mais estimulação elétrica em nossos ossos chamada piezoeletricidade. Essa estimulação promove a absorção de cálcio, tornando os ossos mais resistentes e menos propensos à osteoporose.

"Nos estágios iniciais da perda óssea, a caminhada é uma ótima forma de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando a osteoporose já está presente, a caminhada regular pode reduzir a progressão da doença", diz o fisiologista da Unifesp.

Afasta a depressão


Durante a caminhada, nosso corpo libera mais endorfinas, hormônios produzidos pela glândula pituitária responsáveis ​​pelas sensações de prazer e relaxamento. Quando uma pessoa começa a se exercitar, ela produz endorfinas automaticamente.

Após um período de tempo, você precisa realizar mais exercícios para sentir os efeitos benéficos dos hormônios. "Começar a andar é o início de um ciclo vicioso. Quanto mais você anda, mais endorfinas seu corpo produz, o que lhe dá mais energia. Esse relaxamento também o prepara para passar mais e mais caminhadas", explica Paul Belt.

Aumenta a sensação de bem-estar


Fazer uma curta caminhada em espaços verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental e, portanto, o humor e a autoestima, de acordo com um estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido.

Os pesquisadores compararam dados de 1.200 pessoas de diferentes idades, gêneros e condições de saúde mental e descobriram que aqueles que praticavam caminhadas ao ar livre, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, cavalgadas e agricultura tiveram um efeito positivo no humor. e autoestima, mesmo que essas atividades sejam praticadas apenas por alguns minutos por dia.


Mantém o peso em equilíbrio e emagrece


Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia.

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.




Este artigo foi útil pra você ? Avali-o  
Que tal compartilhar este artigo com alguém ??
Compartilhar no facebook Compartilhar Whatsapp

Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

RECOMENDAMOS PRA VOCE