Como combater o vicio do celular


Você passa mais de 4 horas por dia no celular ? se sim você pode estar sofrendo do mal da nomofobia que é o medo exagerado de não poder utilizar o aparelho celular por algum motivo específico, vamos passar algumas dicas de como acabar com o vicio do celular



Como combater o vicio do celular

Em um estudo realizado pela YouGov, empresa que criou o termo, os pesquisadores relataram que 53% dos usuários se sentiam incomodados e ansiosos quando não podiam usar seus celulares. Com o passar dos anos, outras pesquisas sobre o assunto foram realizadas e esse índice aumentou ainda mais. Para você ter uma noção, as pessoas passaram a ter medo de ficar sem essa tecnologia e isso se agrava entre os adolescentes e jovens.

Aqui vai mais um dado importante para você. Segundo estudo, os brasileiros são os que passam mais tempo no celular, uma média de 5,4 horas por dia. Preocupante não é mesmo? Cada olhadinha no Instagram, checagem no e-mail e minutos que passamos indo de um aplicativo a outro contribuem ainda mais para a dependência e um possível desenvolvimento da nomofobia.

A angústia de não poder usar o celular pode desencadear alguns comportamentos. São eles: a obsessão em verificar as notificações assim que elas chegam, olhadas frequentes nas redes sociais e aplicativos, a incapacidade de desligar o aparelho ou o carregamento constante da bateria.

Também pode se mostrar na irritação que as pessoas demonstram quando estão em um local sem conexão wi-fi e a incapacidade de ir ao banheiro sem levar o celular junto.

O telefone tem a causa raiz de outro vício: uma sensação de recompensa e a liberação de dopamina, que é um hormônio de felicidade e prazer. Ao verificar novas postagens, as expectativas de novo amor, interação e outros usuários de rede fazem as pessoas sentirem que os indivíduos são pessoas pessoais que são populares socialmente.

No entanto, apesar de ser cada vez mais comum, os telefones celulares são uma doença que requer lutar no tempo.

Se você confirmou que você ou pessoas que têm essas funções, preste atenção às habilidades que listamos para reprimir corretamente o vício em celular.

1. Tire o celular do seu campo de visão
Esse é o primeiro passo – e talvez o mais difícil – para quem realmente é viciado em usar o celular. No entanto, manter o aparelho fora do seu campo de visão é imprescindível para que se consiga efetivamente se desvincular um pouco dele.

Além disso, estudos já comprovam que o celular é uma fonte constante de distração enquanto for mantido em local de fácil alcance.

Para iniciar seu combate ao vício de usar o celular, fuja das “boas desculpas” como olhar a hora ou programar despertadores, por exemplo. Se necessário, volte a usar relógios de pulso e despertadores comuns, igualmente úteis para as demandas de atividades cotidianas.
Uma dica adicional é colocar o celular para carregar fora do quarto. Essa é uma atitude aparentemente simples, mas que garantirá uma melhora considerável na qualidade de sono, além de trazer benefícios notáveis aos relacionamentos interpessoais, em especial com o(a) parceiro(a).
2. Altere as cores da tela
Outra opção que auxilia é alterar as cores da tela, para que apareçam em preto e branco.

Com a limitação que esses recursos oferecem, o celular certamente parecerá muito menos atrativo e tentador.

3. Utilize aplicativos para combater o vício em celular
Parece contraditório, mas combater o vício em tecnologia envolve, muitas vezes, ressignificar seu uso.

Atualmente, já existe uma infinidade de aplicativos que ajudam a monitorar o tempo de acesso a redes sociais, por exemplo. Alguns desses apps inclusive são nativos de fábrica em muitos modelos, aparecendo como indicações de controle parental ou bem-estar digital.

4. Faça um detox digital
Tudo que se torna excessivo e nocivo à saúde precisa de um detox. Com o vício em celulares, não é diferente.

Experimente iniciar o combate ao hábito excessivo de uso da tecnologia tentando se desvincular dela temporariamente, ficando longe de seu smartphone por 24 horas, por exemplo. Inicialmente, pode ser que isso cause algum desconforto ou estresse, uma vez que fomos treinados para aceitar as “recompensas” digitais a todo o tempo, mas essa ansiedade toda é tão temporária quanto um post de rede social.

Essa pode ser uma experiência radical, mas ao mesmo tempo libertadora e verdadeiramente desintoxicante.

5. Substitua o tempo de uso com outras atividades
Uma opção igualmente viável para combater o vício em celular é a substituição do tempo que se usa a tecnologia por outras atividades de que se goste.

O mais interessante é que essa substituição pode ser feita gradativamente, conforme se consegue organizar uma espécie de “lista de afazeres”, isto é, uma série de tarefas ou atividades não digitais, porém igualmente prazerosas, que você até gostaria de ter em sua rotina, mas que acredita nunca ter tempo de executar.

A ideia aqui é a de ir excluindo aos poucos a dependência das ferramentas digitais, substituindo-as, uma a uma, por outras atividades que lhe façam bem, sejam elas presenciais ou offline.

6. Compreenda o motivo pelo qual você precisa do aparelho
Pode parecer besteira, mas o lado emocional é o principal nisso tudo. E quando se fala de dependência ou vício, este deve ser um dos primeiros pontos a ser levado em consideração.

Nenhuma dependência é exclusivamente física. O ser humano é um ser afetivo cujo equilíbrio emocional está intrinsecamente ligado aos campos psicológico e físico.

Descobrir e compreender o que sente, bem como os verdadeiros motivos pelos quais alguém se apega ao celular pode ser a chave para enfrentar adequadamente o vício.

Ansiedade, curiosidade, felicidade ou mesmo tédio podem ser motivos mais comuns do que se imagina para que alguém passe horas rolando a tela do celular, em busca de acompanhar uma realidade virtual, esquecendo-se de viver a própria realidade física, e perdendo momentos preciosos da vida real. Leia também Como a hiperconectividade pode aumentar quadros de ansiedade.

voce pode saber mais no site do https://www.marceloparazzi.com.br/




Este artigo foi útil pra você ? Avali-o  
Que tal compartilhar este artigo com alguém ??
Compartilhar no facebook Compartilhar Whatsapp

Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

RECOMENDAMOS PRA VOCE