Os efeitos da radiação solar na saúde


Os efeitos da radiação solar na saúde variam desde pequenas lesões de pele até o desenvolvimento de câncer ou de distúrbios no sistema imunológico.



Os efeitos da radiação solar na saúde

Um dos efeitos mais significativos da radiação solar na saúde é o câncer de pele. As diferentes patologias oncológicas da pele têm aumentado nos últimos 50 anos, o que parece estar relacionado aos buracos na camada de ozônio, que tem a função de filtrar os raios solares.

O fotoenvelhecimento (envelhecimento precoce da pele) é outro dano que o sol, em excesso, pode causar na derme. Esse efeito da radiação solar na saúde se manifesta por meio da elastose cutânea nas áreas mais expostas ao sol, como o rosto, o pescoço e o colo, além de espessamento, ressecamento e rugas profundas.

Uma pele fotoenvelhecida apresentará manchas e áreas hiperpigmentadas, pois sofreu alteração dos melanócitos. Além disso, os poros ficarão muito dilatados e a pele parecerá grossa e áspera, devido a um fenômeno conhecido como hiperqueratinização.

Prevenção dos efeitos da radiação solar
Os riscos da exposição solar não afetam todas as pessoas da mesma maneira. Dependendo do tipo de pele, a predisposição para sofrer danos será maior ou menor. Por isso, é importante ter em mente o fototipo de cada pessoa, pois a pele branca, por exemplo, é mais sensível à radiação do que a escura.

Como podemos evitar os efeitos da radiação solar na saúde?
Em princípio, deve-se levar em consideração que os danos são cumulativos. Isso significa que temos um capital solar desde o nascimento, e ele não deve ser excedido ao longo da vida. No caso de haver exposição, é preciso aplicar produtos de proteção adequados para cada tipo de pele.

Crianças com menos de três anos não devem ficar expostas ao sol por longos períodos. Deve-se levar em consideração o horário de exposição recomendado, a localização geográfica e a época do ano. Os raios solares atingem a Terra com intensidades diferentes, dependendo da altitude e da estação do ano.




Este artigo foi útil pra você ? Avali-o  
Que tal compartilhar este artigo com alguém ??
Compartilhar no facebook Compartilhar Whatsapp

Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

RECOMENDAMOS PRA VOCE